quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Uva-passa


“Tudo passa. O tempo passa. Até a uva...” A frase infame é tão ruim quanto a fruta desidratada. Estávamos conversando esses dias no café enquanto tentava comer uma daquelas barrinhas de cereal sonho de papagaio de pobre. Na minha barrinha tinha adivinha o que? A maldita da sem-graça entrona da uva-passa. Olhei novamente a embalagem e dizia: Sabor Maçã. Maçã é igual a uva-passa, meu Deus? Conheço poucas, muito poucas pessoas que ousam dizer na minha cara que gostam de uva-passa. E todo fim de ano é aquela mesma coisa de ficar caçando as malditas no panetone pra arrancá-las sumariamente e não deixar que estraguem o bolo italiano. Comecei a comprar chocotone por causa delas! E ainda tem a noite de Natal em que as pessoas fazem arroz (salgado e quente, portanto) com essas coisas pretas que agora não quero mais mencionar o nome. Que mau gosto! Como pode alguém gostar disso? Seria o mesmo que alguém gostar de alface, mas pelo menos o alface não tem essa consistência de doce de saco de bode. Tudo bem que gosto é gosto, já até aceito a fanta uva (que quando fica sem gás se transforma em fanta-uva-passa?), mas uva-passa é demais.

Será que a uva-passa é algum experimento do governo, parte de alguma conspiração mundial, para tornar a humanidade mais dócil frente às amarguras da vida? Sério, quando você a come, às vezes despercebida dentro do seu açaí, dá uma depressão tão grande... Aí faz-se aquela careta de boi bumbá psicodélico, querendo arrumar um canto pra cuspir a porcaria mole grudando no seu pivô, criando uma sensação de inferioridade entre os demais. Você se sente traído, pois não tinha percebido que aquela merda estava incutida aí, sorrateira, no meio da sua granola, disfarçada de algo saudável. E muitas vezes tem que engoli-la para não fazer feio em local público. Isso é colocado no meio das coisas mesmo sem as pessoas gostarem. Parece aqueles cartazes de pessoas felizes dando uma estrela na praia. Já percebeu que tem um monte de anúncio de pessoas felizes dando uma estrela? Quando eu fico feliz nunca me imaginei dando uma estrela, mas sempre tem aquela propaganda de alguém que ganha na loteria e a primeira coisa (após o infame iuhú) é virar uma estrela no meio do escritório. Que coisa mais boba. Quem falou que isso é sinônimo de felicidade? Deve ser a mesma pessoa que disse que é bom enfiar uva passa guela abaixo em tudo quanto é alimento.

Não concordo em colocar essa porcaria no meio do cereal (nem no meio de nada, a não ser no meio do lixo). Primeiro: Uva é cereal? Segundo: Quem gosta dessa porcaria levanta a mão! Chupar uva já é um negócio estranho, você ali engolindo aquela ostra doce com aparência de catarro, jogando a casca fora, agora imagina isso seco ao sol. Tudo de ruim. Esse post é um manifesto contra a migração predatória das uvas-passas nos alimentos considerados bons, como panetone, granola, sorvete, pudim, pães, barra de cereal e arroz (que é o pior caso esse último, porque ela além de uva, de passa, num meio salgado, ainda está quente). Vocês mães, tias e avós façam uma caridade de não colocar mais esse negócio no arroz de Natal. Eu sei que foi chique um dia, que traz prosperidade, ou qualquer outra coisa que vocês inventem para nos convencer, mas a grande maioria não gosta desse treco preto grudento mole. Se você gosta, compre um saquinho a parte e coloque no meio do seu arroz, ora. Agora vou ter que comer uma caixa de barra de cereal de maçã (que não menciona ter uva-passa na caixa) com essa porcaria no meio, porque nem poder tirar não dá, já que está incutida no doce. Faça-me o favor... Uva-passa: Passo longe.

6 comentários:

Unknown disse...

Uma ode, ou melhor dizendo, "ódio", à uva-passa? (risos)

Você está em boa (?) companhia, o Garfield também odeia uvas-passas:

http://garfield.nfshost.com/?s=raisins

Mas vou defender um pouco a "pobrezinha": você tem que entender que na época em que a uva-passa se tornou popular na europa, não existia açucar refinado e a dieta das pessoas tinha uma quantidade de calorias muito baixa. Como a uva-passa é um alimento rico em açucar, dava um "buzz" razoável. Você poderia dizer que uva-passa era o "red bull" da época. (risos)

Rodrigo Camargo disse...

Hahaha, muito boas as tiras do Garfield. Mas é mais ou menos como me sinto com as uvas-passas. Realmente cultivei aí um ódio pelas "pobrezinhas" :-)

A uva-passa poderia ser legal nos séculos passados mas hoje em dia não tem mais motivo, vai?

Abraço e valeu pelo comentário!

Unknown disse...

Sabe como é, coisas vão continuar sendo produzidas enquanto houver mercado consumidor. Essa é a lei máxima. Mas, racionalizando, uvas-passas são ricas também em fibras e anti-oxidantes que retardam o envelhecimento. Não conta a última para sua esposa, porque senão você ver uvas-passas em abundância na sua mesa todos os dias pelo resto da sua vida (risos). Experiência própria com ex-namorada. Vaidade... (risos) E antes que você pergunte, não, uvas-passas não foram o motivo da separação (risos). Eu estou em paz com as uvas-passas (risos).

Anônimo disse...

Nossa! nem vou me atrever a colocar essas frutinhas na mesa do Natal,ou melhor vou proibir as frutinhas aqui em casa.

Bj
Estela Maria

Luiz Guilherme Loivos de Azevedo disse...

Dei deliciosas gargalhadas com esse post. Excelente.
Já comi muita uva passa, vendida na caixinha. Mas o tempo trouxe um abuso por essa frutinha. Sendo assim, faço coro com você.

Vanessa disse...

Meu Deus!... Amo uva passa. Como o dia todo. No minha mesa do escritório não pode faltar um pote de uva passa. Como em média 300 grs por dias :)