sábado, 19 de janeiro de 2013

Pensamentos Apocalípticos


De todos os livros da Bíblia certamente o mais complexo a meu ver é o livro do Apocalipse, escrito por João, e segundo acredita-se, o mesmo João apóstolo, filho de Zebedeu. A data do livro especula-se que seja do ano 95 d.C., período de perseguição dos cristãos por Roma, que naquela época impunha o culto de adoração à Cesar. O livro usa um estilo altamente simbólico, chamado "apocalíptico", de acordo com a Bíblia de estudos NVI, e diz que a obra fornece vários indícios para sua interpretação, como as estrelas serem anjos, os candelabros são igrejas, a grande prostituta ser a Babilônia (ou Roma) e a Jerusalem celeste é a esposa do Cordeiro. Independente desses estudos, o livro "fecha" a Bíblia como último livro, e a palavra apocalipse vem do grego αποκάλυψις, apokálypsis, significa "revelação", formada por "apo", tirado de, e "kalumna", véu. E revelar é, nesse sentido, de ordem sobrenatural.

Nossa história é bem complexa e ainda não sabemos como muitas civilizações construíram determinados monumentos para uma época em que especula-se que o conhecimento ou os meios para tal seriam limitados. Esses conhecimentos normalmente estavam em "desacordo" com a época, e foram grandes saltos, como o uso do bronze, a construção das pirâmides, a observação dos astros para cálculos astronômicos, o próprio invento do cálculo, e uma série de outros conhecimentos que chegaram ao homem de maneira um tanto súbita. A física moderna, especialmente a física quântica, é recheada de mistérios, e aparentemente completamos um modelo padrão da física que não explica muita coisa, mas já nos dá uma abertura de uma gama de conhecimentos que ainda temos que buscar. E a revelação do apocalipse é o fim de uma era, e ao meu ver, o fim de uma civilização e a sua evolução para um próximo tipo, com a vinda de Cristo.

Estava lendo no livro do físico Michio Kaku (imagem ao lado) chamado "Parallel Worlds" que a civilização pode ser classificada em três tipos a saber, de acordo com o montante global de energia que essa civilização utiliza:


  • Tipo I: O tipo de Civilização I domina todos os recursos de seu planeta, controla terremotos, vulcões, o clima, e tudo o que acontece em seu próprio planeta.


  • Tipo II: O tipo II de civilização controla não somente seu planeta, mas também sua estrela mais próxima, como por exemplo podemos ver nos jogos Halo e Mass Effect, ou até mesmo como visto no filme Star Trek e a Federação dos Planetas. Em teoria, essa civilização já adquire o status de imortal.



  • Tipo III: No caso do tipo III de civilização, a influência é em toda a galáxia, como o Império do filme Star Wars.



O encontro de um tipo três com um tipo de civilização zero é vista no filme 2001 Uma Odisséia no Espaço, por exemplo (foto abaixo).

Nós aqui na Terra somos Tipo Zero, para ser mais preciso, tipo 0.7 e levaremos alguns anos até alcançarmos o Tipo I. O tempo estimado para alcançarmos o Tipo I pode ser de 100 anos. Do Tipo I até o Tipo II, podemos levar de 1.000 até 5.000 anos, de acordo com Kaku. E do Tipo II até o Tipo III pode levar milhares de anos.

No meu entendimento, com a vinda de Jesus Cristo e o Apocalipse, pode ser a evolução para o Tipo I de civilização. Depois, com o reinado de Jesus aqui na Terra que durará mil anos (Ap. 20:2-3), alcançaremos o Tipo II (O Milênio). Daí para frente, em determinado tempo chegaremos ao Tipo III, mas ainda não é relatado na Bíblia essa transição.

Até que isso aconteça, corremos um grande risco de nos destruirmos com bombas atômicas, guerras, terrorismo, atos de ódio e ganância, contrários aos ensinamentos de Jesus. Será que isso tem a ver com a condenação no lago de fogo, ou seja, a destruição do nosso planeta com bombas atômicas, e teremos sofrimento e ranger de dentes eternos? É provável que seja algo muito maior que isso, pois nós aqui somente conseguimos imaginar parte das coisas. Nosso cérebro é limitado, e a capacidade cerebral é de longe subutilizada. 

Talvez quando o homem começar de fato a entender que o objetivo da vida não é poder + dinheiro, talvez quando a ciência entender que o método científico está defasado e deve-se ter uma visão holística das coisas, será então possível que sigamos no caminho correto. Para que o nível de civilização seja alterado, é preciso primeiro alterarmos a nós mesmos. E o discurso é sempre igual, fácil de falar mas difícil de praticar. Temos que lutar contra tudo que aprendemos de nossa sociedade, sem sermos alienados ou fanáticos.

Os eventos do apocalipse ninguém se atreve muito a interpretar, porque acredito serem coisas fora de nossa realidade terrena, mas não podemos achar que aquilo é uma bobagem, ou que é uma história imaginada, ou com outros propósitos se não a própria revelação de Deus. O livro do apocalipse da Bíblia é extremamente importante para o homem entender que ele mesmo é demasiado limitado, e não consegue enxergar além de sua compreensão limítrofe. Existe um universo de coisas a serem descobertas / entendidas e não podemos mais ignorar certos fenômenos. Por exemplo, quando a Bíblia relata que os que já morreram serão ressuscitados, Deus tem o poder necessário para reverter a entropia, já que na física isso é teoricamente possível. Quando a hipótese existe, não podemos ignorá-la. E ainda existe um universo de coisas que vivemos porém não entendemos. Os átomos são compostos basicamente de espaço vazio, de nada. O universo se expande com a força de uma matéria que não fazemos a menor ideia do que seja.  As dimensões que conhecemos podem ser muito maiores, como as dez dimensões da teoria das cordas. Apenas 2% de nossos genes codificam proteínas, os 98% restantes não tem função aparente (junk DNA), e por aí vai.

Para fechar o pensamento, acredito que a ciência faz parte da obra de Deus, e é dado ao homem aos poucos parte do conhecimento, e assim as chances dele não se aniquilar de vez com a junção poder + dinheiro. Sempre existirá uma linha tênue entre o que o homem sabe e o que o homem pode saber de fato. Esse conhecimento é dado por Deus, no momento propício de sua obra divina, e daí os saltos no conhecimento humano, que aparentemente chegaram ao homem de maneira um tanto súbita como disse acima. A humanidade caminha evoluindo e absorvendo essa quantidade de informação como um preparatório para a grande revelação. O modelo tem que mudar. O pensamento precisa evoluir do modelo "tudo é uma engrenagem" para algo maior, cujas partes sozinhas não são nada sem o todo que as controla. Mas aparentemente ainda não estamos preparados.