segunda-feira, 16 de julho de 2012

Feicibuqui


    Pois é, demorou um pouquinho mas o Facebook virou “Feici”, ou seja, ficou popular. Passou pela “Orkutização”, que já era até esperada, mas nunca desejada. Isso quer dizer que usar o Facebook hoje em dia não é uma experiência agradável, como fora outrora. E o motivo? A maldita inclusão digital. Não é preconceito, quero deixar claro. É conceito mesmo, formado e comprovado, de gente que não deveria ter o direito de usar um computador. 

    Quando entrei no Facebook a maioria das pessoas já era incluída digitalmente, e a maioria também já sabia das piadas velhas, sem ficar postando sucessivamente a mesma bobagem de cinco anos atrás. Normalmente sabia escrever corretamente e tinha educação. Depois, com a leva de gente que nunca tinha visto um PC na vida, tivemos um feedback ruim de diversas coisas que são abomináveis nas redes sociais de volta à tona. 

Vamos às top 8 postagens ruins: 

#1 Religião
Esse é de longe a mais chata e preocupante das publicações. Veja bem, sou cristão, batista e batizado, mas não gosto de gente que fica postando baboseiras de religião no Facebook. Até você contar uma graça recebida, ou agradecer algo que te aconteceu é uma coisa. Agora ficar todo santo dia postando imagens de Jesus pedindo pra você compartilhar é demais! Primeiro, Facebook não é igreja. É um local para você dividir algo com os amigos para que eles possam comentar. Talvez um artigo interessante, um livro bom, uma mensagem bíblica, algo do tipo. Ficar mandando fotos de nossa senhora a cada dez minutos é totalmente sem sentido, ainda mais quando conhecemos que a vida da pessoa não é nada santa (longe disso). Aí fica bem pior. Fala bonito e vive feito, agora também no Facebook. 

#2 Pessoas desaparecidas ou cachorros perdidos
Sério, que tipo de demente coloca fotos de crianças desaparecidas ou cachorros desaparecidos no Facebook? Por acaso eu sou da polícia? Sou sequestrador pedindo resgate? Então, como diria a Dona Florinda, vá colocar essas fotos na casa da sua avó! Eu não vou olhar a foto e sair procurando a criança ou o cachorro, pelamor!

#3 Aplicativos
Meu Deus, como tem desocupado no mundo. É o dia inteiro com Farmville, mandando convites para tirar leite da vaca virtual. Sério, você é muito, muito chato. Já reparou mesmo que você é chato? Se não reparou, pare, se olhe nos espelho, dê um sorriso e diga: EU SOU CHATO PRA KCT.

#4 Piada Interna
Me comove. Acho que são pessoas solitárias que buscam aceitação. Colocam assim: “Agora quebrou a boneca! Dança, dança, dança e não para mais!”. O que você entende por essa frase? Nada, não é mesmo? Então por que é que o animal filho de primas coloca uma frase dessas? Pra ter alguém (ele é sozinho, lembra?) que vai perguntar “que merda é essa, mano?” Aí ele não explica, só comenta: “é a dança do lobisomem anão!” Afe, me exclua de sua amizade, por favor.

#5 Corrente
Seja de qualquer tipo, de qualquer coisa, é muito chato. Não vou passar pra frente, nem que seja uma campanha para deixar o Brasil menos burro. Não acho legal e não acho que o Facebook vai efetivamente mudar alguma coisa. Para com isso, por favor. Não resolve.

#6 Futebol 
Olha, vou te falar, o Facebook está começando a me fazer odiar futebol. Nunca imaginei o quão estúpido seria ficar mandado os outros chuparem, tomarem, enfiarem, ofendendo, xingando, praguejando, etc. Se você tem um time, torça por ele. Pra que ofender os outros? Minha nossa senhora dos crentes, pare com essa bobagem de ofender. Torça para seu time, faça festa quando ele ganha, mas pare de ofender quem não compartilha do mesmo time que você. Se não sua estupidez vai ficar tão grande que vai implodir numa força gravitacional gigante e gerar um funkeiro / pagodeiro / sertanejo que coloca o som do uno velho no máximo tocando o tchu tcha tcha (ápice do estúpido).

#7 Assuntos desinteressantes
Tive que bloquear uma pessoa que ficava colocando a cada dois minutos: “entrei na aula.”, “sai da aula”, “comi um X-Bacon”, “limpei a boca”, “voltei pra aula”, “que chata essa aula”, “quero ir embora dessa aula”, “o professor é feio” ... Caraca, como pode ser TÃO chato? Não tenho o MENOR interesse em saber da sua maldita aula. Se você está no Facebook durante a aula, provavelmente não está aprendendo nada mesmo, então saia dessa merda e vá pra casa! Só pare de mandar esses status malditos!

#8 Gente que nunca vi querendo ser meu amigo
Tem gente que quer te adicionar por ser amigo do cunhado do primo da tia da vizinha. Aí você (com uma cãibra no cérebro naquele dia) adiciona o cabra. Pronto. Agora vai ter que aturar fotos de nossa senhora pedindo para você compartilhar, cachorro perdido, criança desaparecida, piada velha, piada interna e todo tipo de bobagens que citei acima. É o cúmulo do arrependimento.

Seja coerente. Se você acredita que compartilhar essas coisas estúpidas vai te fazer popular, saiba que aumenta consideravelmente a vergonha alheia por você. Caia na real pense na próxima vez que for compartilhar algo. E se curtiu esse artigo, compartilhe.