quinta-feira, 28 de junho de 2012

O desenvolvimento

"Bem, o desenvolvimento da tarefa que temos é bem simples. É o seguinte: Você terá que dizer 'Bom Dia!' para um grupo de pessoas."

"(...) Só isso? Só dizer 'Bom Dia' e é isso?"

"Exato. Fácil né? Em quanto tempo você me entrega?"

"Mas e os detalhes? Digo, quem são essas pessoas? Quantas são? Onde elas estão? Estarão juntas ao mesmo tempo para eu falar bom dia de uma vez? Preciso saber um pouco mais dos detalhes para te passar o prazo exato"

“Pô, eu não tenho os detalhes. A terefa quem me passou foi o fulano. Conversa com ele sobre esses detalhes depois, mas você precisa me dar um prazo para término agora.”

“Então, como te disse, só posso te passar o prazo quando souber quem são as pessoas, onde elas estão, se virão até mim ou se irei até elas, se terei que dar o bom dia individualmente ou em grupo, etc. Isso tudo influencia bastante no prazo que tenho que te passar”

“Eu sei, eu sei, você já me disse isso. Só que a gerência precisa de um prazo, e você terá que me dizer esse prazo já. Tem que ser agora porque estou entrando em reunião para passar isso.”

“Tá, então sendo essa tarefa simples, posso te passar uma hora de trabalho? Pode ser?”

“Uma hora!? Só pra dizer um 'Bom Dia' você leva uma hora?”

“Não levo uma hora só para dizer 'Bom Dia', apenas estou tentando, faz um bom tempo, te explicar que não tenho os dados suficientes, e já que tenho que dar um prazo, estimo que tenhamos umas cem pessoas a quem terei que dar 'Bom Dia' individualmente.”

“A gente precisa conversar melhor sobre isso. Não posso ficar trabalhando com esses prazos largos que você me passa. Vamos assumir que sejam duas pessoas e elas virão até você ao mesmo tempo. Quanto tempo então para dizer um simples 'Bom Dia'?”

“Bem, nessas características, apenas dois segundos de trabalho é suficiente.”

“Tá vendo como podemos melhorar? De três mil e seiscentos segundos você reduziu o prazo para dois segundos! É isso aí.”

“Eu reduzi baseado no que você falou. Esse prazo pode mudar totalmente assim que souber dos detalhes que preciso para o desenvolvimento. Quem vai testar se o 'Bom Dia' foi bem dado?”

“Testar? Bem, isso ainda não foi determinado. Mas você saberá mais ao longo do dia quando receber o documento inicial...”

“Ok. Assim que receber ajustarei o prazo se necessário.”

“Credo, não vai precisar não! Como você é pessimista, meu Deus...”


[algum tempo após o documento de especificação ter sido recebido e lido]


“Oi. Então, li lá o documento que contém três linhas, e preciso realmente ajustar o prazo. Não tinha absolutamente nada a ver com a especificação inicial que você me passou. Primeiro que não é 'Bom Dia'. É um poema original em russo que tenho que fazer. Segundo que o "grupo" é nada mais que toda a população da China. E tenho que declamar o poema individualmente para cada cidadão. E terei ainda que ir até lá fazer isso, pois eles não virão até mim nem posso fazer isso em grupos com mais pessoas.”

“Como assim mudar o prazo? Você já me deu o prazo e eu passei para a gerência! Eles estão trabalhando com esse prazo que você passou com o cliente! Não posso agora nessa altura do campeonato chegar para eles e mudar tudo de novo! Não dá! Resolva em dois segundos.”

“Olha, é impossível escrever um poema original em russo e declamá-lo para todos os chineses em dois segundos. Não há a menor possibilidade disso acontecer. Preciso de um prazo muito maior, porque quando te dei o prazo foi baseado no que você tinha dito e agora que li a especificação vi que não tem nada a ver com o que você me tinha dito antes.”

“Como não? É falar alguma coisa para um grupo de pessoas. É exatamente isso que o documento diz para fazer e foi o que eu te disse! Assim não dá! Desse jeito vou ter que procurar outra pessoa que seja mais dinâmico! Toda vez é a mesma coisa! Você não consegue entender a importância desse projeto?”

“Ok, posso te indicar uma pessoa que consiga fazer isso em dois segundos?”

“Me diga então quem é, porque vou ter que colocá-lo no projeto. Isso tem que sair de qualquer jeito. Quem é a pessoa?”

“Jesus Cristo. Negocia lá com Ele.”

“Certo. Anotei aqui. Você tem o ramal dele pra me passar?”