segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Buenos Aires

Fui para a Argentina, e quero comentar aqui alguns mitos que vi da superestimada Buenos Aires. Todos os amigos, parentes, chegados, colegas, conhecidos, etc, me deram uma série de dicas de lá. Resolvi seguir a maioria delas, e vi que algumas coisas não são assim tão boas. Passei quatro dias pela cidade e conheci muitos lugares. Aqui vão minhas impressões e alguns mitos.

“Na argentina come-se bem por cinqüenta reais o casal”. MITO. Não é verdade. É igual ao Brasil, se quiser comer bem tem que pagar. É verdade que é mais barato que aqui, mas não é menos da metade do preço como ouvi.

“O povo argentino é gente boa”. Só se for os que estão no cemitério. Os argentinos são o que são. Mal educados em sua grande maioria. Isso porque eu era o cliente e o Brasil movimenta 60% do turismo deles. Imagina se eles não precisassem muito da gente então, o que seria. Salvo raras exceções como o pessoal do Hotel e a menina onde comprei uma jaqueta de couro, o resto queria que você morresse, de preferência devagar, sofrendo muito por muito tempo.

“Lá você compra coisas de marca a preço de banana”. MITO. Primeiro que tive que andar mais que office boy que sonha em ser carteiro pra encontrar lugares com preços bons, melhores que aqui, mas não são tão melhores assim. Fui com uma expectativa de ter que comprar outra mala para voltar, e acabei comprando uma jaqueta e uma blusa. Só.

“Na argentina não tem favela”. MITO. Tem sim. Pegue o trem que sai da estação Libertador para o Delta do Tigre e você vai conhecer muitas.

“Lá o povo dança tango na rua”. Sério, quanto você bebeu pra falar uma besteira dessas? O único tango na rua que vi foi na Florida e era um casal tentando vender artesanato, que dançava tão bem quanto minha avó tentando arrastar uma geladeira.

“A cidade é limpa e bonita”. Verdade. Tenho que concordar que lá tem muito mais parques, as ruas são mais limpas, as avenidas mais largas e a arquitetura muito bonita.

“Você tem que ir no Señor Tango”. Hummm... Olha, é verdade que o espetáculo é muito bonito, mas ainda não sei se vale à pena. Custa R$ 500,00 o casal (mil pesos) com jantar incluso. O jantar é muito ruim, de verdade, e não fui só eu que achei isso. A carne é dura, o peixe é horrível e a outra opção nem me arrisquei. O show tem duas horas de duração e é muito bonito, mas acho que uns duzentos reais o casal estaria muito bem pago.

“Vinho lá é muito barato”. MITO. Vinho bom é caro, como aqui. É MAIS barato, mas não é MUITO barato. Não entre nessa. Foi-se o tempo.

“Taxi é muito barato”. Verdade. Comparado com aqui é mesmo, mas leve em consideração que lá tudo é perto e não existe o conceito trânsito. Se você passar a jurisdição de Buenos Aires paga adicional e fica caro. Cuidado.

“Buenos Aires tem cara de Europa”. Sim, tirando os argentinos, o clima, as barraquinhas, os pedintes, a desorganização, a bandidagem, a sacanagem, o mau-humor e todo o resto fica bem parecido mesmo.

Gostei da viagem, não me arrependo, mas não é nada de extraordinário. Talvez uma viagem para o nordeste fosse mais aprazível.