quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Power Balance

O nome do novo remédio milagroso modista do mercado chama-se “Power Balance”. Essa pulseira mágica é capaz de arrumar marido, tirar mau-olhado, encontrar cachorro perdido, curar o câncer, te dar mais elasticidade, disposição e equilíbrio. Bem, na verdade o que eles prometem é só a parte da elasticidade, disposição e equilíbrio, mas mesmo assim se prometessem o resto não ficaria surpreso. E o que eles usam para te dar tudo isso? Um holograma mágico (forjado pelos anões de Moria) presente na pulseira que geraria "ondas" e impulsionaria toda uma reação em cadeia de seu corpo que contribuiria para todos esses benefícios. A pulseira vodu-malgalô-três-vezes está causando um furor de vendas nos Estados Unidos e agora está chegando aqui no Brasil, com os camelôs da 25 de março vendendo a “original” por 20 reais, sendo que a pulseira original, nos Estados Unidos (entenda-se sem impostos abusivos) custa US$ 49.00. Ouvi dizerem que nos shoppings custa R$ 180,00! Ela é tão mágica que consegue passar de 49 dólares para 20 reais no camelô e funciona do mesmo jeito. Os “testes” feitos no meio da rua mostram uma técnica chamada Cinesiologia Aplicada (kínesis = movimento + logos = tratado). Vejamos do que trata isso:

“Os cinesioterapeutas usam os testes musculares para detectar as desarmonias energéticas, as tensões e bloqueios no corpo, para em seguida, fazer as correções e o balanceamento do sistema nervoso e, para finalmente testar os músculos outra vez, afim de verificar se a desativação ou correção ocorreu realmente. O pensamento básico da Cinesiologia Aplicada é que todo estresse, desequilíbrio ou bloqueio no sistema nervoso pode ser detectado através do teste de Tensão em Músculos Específicos. Foi também descoberto que todos os músculos no corpo estão conectados internamente a diferentes órgãos, glândulas endócrinas, pensamentos e sentimentos, meridianos de acupuntura e outras partes do sistema elétrico do corpo. O teste muscular manual, usado pelos Cinesioterapeutas, não mede a força física natural que um músculo possa produzir, e sim, como o sistema nervoso controla as funções musculares.”



Lendo um pouco mais percebemos que funciona um pouco como efeito placebo.
O cérebro humano é capaz de coisas incríveis, se estimulado da maneira correta. Por exemplo, em uma matéria do jornal The Wall Street Journal mostrou que pessoas jogando Golf com a bola de cor verde, o que disseram a elas ser a "bola da sorte", conseguiram pontuar 6.4 vezes de 10 tentativas, uma taxa 35% maior que a média. É a “sorte” ou “segredo” atuando na mente das pessoas. O mesmo acontece com a Power Balance. Você pode assistir um vídeo no You Tube nesse link de uma reportagem feita com um participante do site Skeptic fazendo testes cegos nas pessoas com o Power Balance, ora colocando a pulseira original ora uma falsa. Os testes falharam, ou seja, é tudo uma grande mentira. Como diria Padre Quevedo: Isso NO ECZISTE!

Nenhum comentário: