terça-feira, 2 de novembro de 2010

Tropa de Elite 2

São pequenas coisas que levam à ruína. Uma soma de pequenas parcelas de coisas ruins formam a grande desgraça que normalmente não identificamos sua origem, pois as pequenas coisas são facilmente esquecidas. Não somos honestos. Ninguém é. A grande diferença de pessoas boas e más é que as boas colecionam mais pequenas boas ações que más.

Vi claramente no filme Tropa de Elite 2 como tudo que parecia teoricamente bom acabou numa desgraça ainda maior. A soma de pequenas partes ruins. Um gato na TV a cabo, uma compra de DVD pirata, um papel jogado aqui, um favor ali, um jeitinho acolá. Tudo se combina e destrói. O resultado final das partes ruins é exponencialmente ruim, e não só uma soma ruim. Você que usa seu voto para receber algo particular em troca e não pensa no futuro do país está contribuindo com sua pequena parcela ruim para uma desgraça final maior.

A velha frase "faça sua parte" caiu no esquecimento por aqui. Ninguém mais quer fazer a sua parte correta. E não são somente pessoas ignorantes que estou falando. O povo brasileiro, principalmente a classe média, desistiu. As pessoas ficaram amarguradas, e hoje baixar um jogo pirata para o Nintendo DS da filha é uma coisa tão corriqueira quanto escovar os dentes. Ninguém mais se importa se é ilegal. Ninguém mais se importa se pode causar um problema com as lojas que deixam de vender o jogo, e com isso tem que aumentar o preço para conseguir a margem de lucro, tornando a compra inviável. A sonegação de impostos, principalmente do gato no Imposto de Renda, culmina com menos arrecadação e com mais impostos para tampar o buraco, além da parcela da corrupção devidamente embutida.

Quem mais sofre com isso é o honesto, ou que pelo menos tenta ser honesto. Jogar um papel de bala no chão não parece ser tão errado assim, e por isso fazemos, sem entender a dimensão daquele papel quando milhares de pessoas jogarem o mesmo papel no chão. Quando Rudy Giuliani, então prefeito de Nova Iorque implantou o tolerância zero, dizem que conseguiu fazer com que a cidade baixasse seu percentual de criminalidade drasticamente. Mas a coisa aqui no Brasil não é apenas a base. A coisa toda está errada, desde lá de cima, e fico me perguntando se teria solução. Qual político votar? Qual político não está envolvido em corrupção? Seria então a anulação do voto a melhor opção?

Depois do filme Tropa de Elite 2 pude constatar que não adianta muita coisa. Na grande maioria, as pessoas só querem saber de levar o seu. Não importa a classe social, nem o grau de instrução. Por isso, a maioria que tenta ser honesta desiste. Ou vai embora daqui ou abre mão das tentativas de tentar fazer disso aqui um lugar bom, e quem gosta disso aqui ou é rico ou é desinformado. Há esperança?

2 comentários:

Garcia Filho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Garcia Filho disse...

Sem duvida Tropa de Elite 2 é um filme que evoca a catarse dos seus espectadores tupiniquins como nenhum outro filme que eu tenha visto!