terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Dãããã

Diariamente tenho o costume de entrar no site do “Yahoo! Respostas” para responder a algumas perguntas de programação e ajudar outras pessoas com opiniões sobre o que estudar nesse meio de TI. Frequentemente vejo um festival de ignorância e desinformação que os usuários de lá possuem. Primeiro que para entender o que a pessoa está perguntando já é uma tarefa árdua. Quando você finalmente descobre o que a pessoa quer dizer, a resposta normalmente é banal. Ainda que uma simples busca no Google resolveria o problema e se perderia menos tempo.

Existe inclusive um site que se especializou em fazer uma animação de como procurar algo no Google. Você procura, por exemplo, sobre “mamute”. Lá nesse site, digita a palavra com o botão buscar e ele lhe devolve um link. Nesse link é feita uma animação de como procurar as coisas no Google, com a palavra “mamute” servindo de exemplo. Serve para ensinar alguém que não está acostumado a “googlear”. O site chama-se “Let me Google that for you” e existe a versão em português aqui.

Imagino que existem milhares de pessoas que em vez de procurarem no Google, perdem mais tempo elaborando uma pergunta em algum forum ou, no caso, no Yahoo! Respostas. Vou dar alguns exemplos de perguntas feitas lá:

“Se por exemplo uma tsunami vier em direçao a brasilia ...?”

“O chefe saiu e esqueceu a Mont Blanc na mesa.. devo furtar ?”

“O que precisariamos para fazer o cão compreender e falar palavras Humanas?”

“Alguém conhece essa música…?
Eu escrevi um pedacinho do refrão:
uiton de histórol for niiiiw,
anawisen diis geeeeeel,
anawisen dis geeel”

“Quando devo falar sobre sexo para meu cachorro?”

“Onde eu baixo um processador dual core?”

“Porque sera que quando vamos tomar banho encontramos cabelo na abertura da bunda? E isso incomoda e as vezes sao muitos fios de cabelos juntos?sera que alguem poderia me explicar esse fato?”

“Seu eu rancar um dente quanto tempo demora para nascer outro?”

“Quando e onde aconteceu a Revolução Francesa?”

“Rumino ao pregar Jesus na cruz acertou todas as marteladas no prego ou acertou algumas na mão de Jesus? Jesus achava que Rumino errava as marteladas de sacanagem???”

Tem um site chamado “Pérolas do Yahoo” que você pode conferir um resumão do que rola por lá.
Ainda existem as perguntas relacionadas a deveres da escola, ou faculdade, especialmente na área de computação. A pessoa vai até a faculdade, paga a mensalidade, mas não quer aprender. Me impressiona.

Os erros de português também são largamente encontrados em um percentual muito grande de perguntas feitas. Isso porque estamos lidando com pessoas com acesso a um computador. Você pode imaginar o restante do povo que nem isso tem.

Enquanto não investirmos pesadamente em educação, esse país será sempre o que é. E como diria Severino: “Recolha-se à sua insignificância!”.

Nenhum comentário: