quinta-feira, 28 de maio de 2009

Fundação

Que bom seria se os livros de ficção fossem como essa obra de Isaac Asimov. Fundação é uma série de três livros escritos na década de 50 que contam a história de um futuro bem distante em que a humanidade povoou boa parte da Galáxia e existe um grande Império Galático, sendo este o governo da época. A história de Fundação é a história da queda desse Império e o surgimento de outro. Foi baseado no excelente livro de Edward Gibbon chamado Declínio e Queda do Império Romano. Terminei agora o primeiro livro e achei a obra fantástica. Além de muito atual a história é muito filosófica, passeando pela ciência, religião, dinheiro, política e comportamento. Fiz uma análise sobre a religião do livro e a religião que conhecemos hoje, com as igrejas tanto católica como protestante se aproximando numa tentativa furtiva de substituirem os circos. 

No livro, uma trama muito bem feita surpreende de maneira simples de como as decisões são tomadas pelas pessoas em momentos de crise, e como o pensamento culto favorece alguns poucos que o possuem para essas tomadas de decisões. Tudo começa com um cientista chamado Hari Seldon que desenvolve a chamada Psico-história, que seria algo como uma junção da psicologia, sociologia e matemática, possibilitando aplicar determinadas fórmulas entendidas por poucos para traçar um futuro mais provável. Tudo se baseava em estatística e probabilidade aplicada à sociedade, e Hari Seldon traça um plano para que com a inevitável queda do Império Galático, uma era de barbárie, seja encurtada com o acúmulo de conhecimento humano em uma espécie de enciclopédia, dando assim início a Fundação Enciclopédica, com sede em um planeta distante e isolado chamado Terminus. Esse acúmulo de informação evitaria assim que o conhecimento humano fosse perdido nas guerras que viriam a seguir, algo como uma Idade Média que conhecemos. Só o acúmulo de informação levaria o homem a sair desse buraco negro de bestialidade e daria a possibilidade de reerguer a sociedade a patamares aceitáveis de subsistência.

A obra Fundação foi relançada no Brasil, compilada pela editora Aleph num excelente trabalho de encadernação e tradução, já com as alterações feitas por Asimov em 1980, que alterou a obra para dar uma continuidade temporal nos três livros. A obra pode ser comprada aqui. Recomendo a leitura.

3 comentários:

Cristiano Silva disse...

Sou suspeito para falar, pois sou fã assumido do autor. Ainda prefiro mais Eu Robô, o meu top em matéria de sci-fi, mas esta trilogia é demais.

Uma correção: Asimov reviu algumas partes da história para unificar sua cronologia desde a era dos robôs da Terra até o império galático. Ou seja: desde Eu Robô e livros posteriores até os tempos da Fundação, tudo faz parte de uma mesma linha de tempo em seu "universo".

E caso você não saiba, ele fez pré-continuações e a continuações da Trilogia:

Pre-continuações da trilogia:

Prelude to FoundationForward the FoundationContinuações da trilogia:

Foundation's EdgeFoundation and EarthMais informações, aqui.

Existem outros livros desta mesma série, mas feito por outros autores.

Abraços.

Rodrigo Camargo disse...

Esse é meu primeiro livro do Asimov, mas já vi que vou gostar do resto. Vou tentar ler Eu, Robô depois dessa série. Também estava pensando em ler "O Fim da Eternidade".
Não sabia que tudo fazia parte de um universo só. Muito interessante.
Obrigado pelas informações adicionais. Grande abraço!

Cristiano Silva disse...

Por nada. Desculpe o desarranjo dos links, quando eu visualizei o comentário estava tudo certo. Não sei porque o Blogger anda comentendo este desarranjo.

Abraços.