quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Maria-mole

Eu trabalho em projetos de informática. Logo, sem projetos, sem nada pra fazer. Logo, a cabeça começa a viajar. Longe... distante da realidade. Hoje por exemplo começamos a discutir sobre doces. Doces de criança, aqueles que você comprava na mercearia do seu João, ou seja lá onde você comprava seus doces, mas são esses tipos de doces que estou falando. Doces industrializados, tipo aqueles corações de abóbora, teta de nega (olha ela aí de novo), dadinho (sem aquela piada infame do Cidade de Deus, por favor), maria-mole, ... Opa, parei aí. Maria-mole... De onde surgiu esse nome? Ficamos pensando que talvez tivesse surgido com algum significado misterioso, bolando mil teorias e tal, mas acho que concordei mais com a seguinte idéia: A Maria (uma Maria prendada que fazia doces gostosos) resolveu fazer alguma coisa especial pra alguém. Aí receita vai, receita vem, ela chegou em seu doce final, a famosa maria-mole. Claro, não se chamava maria-mole então, mas quando maria começou a servir seu delicioso doce (eu respeito quem não gosta) para as pessoas, todos ficaram encantados com a guloseima. Então começaram a pedir mais e a comentar com amigos e parentes.

"Ah, você devia aprender a fazer aquele doce da Maria..."
"Que doce, pelamordedeus homem?"
"Aquele doce mole que a Maria faz"

Então a mulher sai P da vida com ciúme e tal e pergunta pra vizinha, que também conhece a Maria.

"Ô Jô, cê sabe fazer aquele doce mole da Maria? O Antenor tá enchendo o saco por causa disso. Será que ele tem um caso com a Maria? Ai, ai, eu mato ele..."

Como a língua portuguesa aceita muitas e muitas variações, alguém deve ter perguntado algo do tipo: "Aquele doce da maria, mole", ou seja, colocando o adjetivo no fim da frase. Aí, telefone sem fio pra tudo quanto é lado e surge algo como "Aquele doce maria-mole..."

Confesso que procurei a origem no Google, mas o máximo que achei foi: "A maria-mole, um doce muito antigo, é feito de..." Ora, que é antigo todo mundo sabe! Eu comia quando criança! Pra quê escrever que o doce é antigo? Bem, eu inventei uma origem, mas será que naqueles guias do curioso, revistas de culinária, ou até mesmo num programa da Ana Maria alguém falou sobre a origem da maria-mole? Será que existe uma cidade do interior que comemora o dia da maria-mole? Bem, só pesquisando, mas o fato é: Essa Maria não era mole não...

Nomes de blogs

Olha os assuntos genéricos surgindo... Quero comentar aqui que estava eu tranquilo e folgado quando quis de repente fazer um blog. Já que meus amigos também tinham e os lia frequentemente, me deparei com o desejo eufórico de retratar algum assunto. Então, no blogspot fui tratar dessa criação. Aí então emerge o grande problema: Que nome colocar no Blog? Após alguns minutos defini alguns nomes. Então surge outro problema maior ainda: O nome escolhido não está disponível.

A quantidade de variações que pensei foram tantas que não cheguei a contar, mas foi o suficiente para ficar assustado com a quantidade de nomes existentes para blogs, e isso só no blogspot! Tinham nomes como disponivel, sem nome, eh cada uma, generics, coisa e tal, etc (etc era um nome escolhido), etc (agora sim etc). Aí comecei a pensar em nomes ridículos, só pra ver se tinha alguém que registrou-os. Para minha supresa, todos existiam. Nomes como golpe de mestre, tocaia, juba e lula, a lula e a baleia, éramos seis, cueca suja, fala que eu te escuto,teta de nega, e por aí vai. Sim, tem um blog chamado teta de nega... Até entrei pra ver o que era, mas deixa pra lá. Nem podem acusar de preconceito, já que é um doce muito conhecido. Mas o absurdo da coisa é que tudo quanto é nome que pensei já existia. Que loucura tem o brasileiro por blogs? Site de relacionamento então nem se fala, mas para um país que tem a fama interna de ter muitos ignorantes, até que se escreve bastante. Aqui é um dos países em que mais se lê blogs. Ótimo, caminhamos para algo bom, saindo da mediocridade intelectual e a passividade das opiniões (aliás, pretendem abolir a lei de imprensa que meio que libera as opiniões antes proibidas pela ditadura).

O fato é que Genuflexo foi colocado não como primeira opção, mas como falta de. O nome significa "Que ajoelhou" e liga-se ao fato que sou uma pessoa crente em Jesus e tal. Não queria que o título ficasse ligado à religião, já que pretendo tratar de assuntos diversos, mas não foi escolha minha (pelo menos não foi a que queria inicialmente), mas a imaginação do pessoal para nome de blogs é algo infinito, e se você quer criar um blog é melhor começar a pesquisa de nomes desde já. Nem tente nomes conhecidos, pois certamente estarão tomados. Eu não procurei tudo, mas deve ter cada coisa estranha que arrepia até os cordões dos sapatos. Será que "parei por aqui" está reservado? Putz, pior que está.

Apresentação

Olá! Esse blog tem como objetivo não ter muito objetivo. É um local que usarei para expressar algumas opiniões que diariamente surgem em minha cabeça e muitas das vezes compartilho com meus amigos do trabalho em discussões no almoço, ou nos finais de semana quando paro para divagar em algo que ficou me martelando a cabeça.

Pretendo escrever sobre coisas genéricas, portanto é mais uma questão de escrever do que propriamente querer que alguém leia. Claro que quando se escreve espera-se que alguém leia, mas o objetivo é registrar e não vender.