sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O futuro a Deus pertence


Terminei de ler o livro “Os Axiomas de Zurique” e fiquei extasiado. Tudo que eu acreditava sobre o mercado de ações foi posto água abaixo. Já tinha uma ligeira suspeita que aqueles gráficos eram conversa pra boi dormir, mas com esse livro tenho bases para poder argumentar. O livro de Max Gunther conta os princípios que movem os grandes investidores suíços, revelando alguns “segredos” que depois de serem ditos te faz pensar nos motivos que o levou a não pensar nisso antes. Tentei investir algum dinheiro na Bovespa. Apesar do pouco investido, conseguir obter algum lucro. Perdi bastante também, mas no final a conta ainda é positiva, e ainda é maior que qualquer outra aplicação disponível. O livro explica de uma maneira simples e direta os motivos que a aplicação em ações é a melhor solução para quem quer ficar rico. Se você é do tipo conservador, que gosta de diversificar seus investimentos, que prefere a segurança da renda fixa, parabéns, mas você não vai ficar rico.

Esse livro quebra uma série de paradigmas, inclusive sobre PGBL e VGBL que no meu entender é uma grande besteira. Sua aposentadoria se faz no mercado de ações e não em um investimento que visa o futuro que ninguém conhece. Bem, o livro explica melhor, é claro, e é um enorme sucesso de vendas. Comecei a aplicar alguns conceitos e melhorei meu lucro. O grande resumo é: Não acredite na manada. Não acredite em gráficos. Ninguém é detentor do futuro e ninguém (ninguém mesmo) é capaz de traçar um preço para as ações, nem mesmo para o dia seguinte. Eu fiz questão de acompanhar algumas das opções de investimento que algumas consultorias financeiras divulgam por aí. Vou colocar a tabela abaixo para que vejam a grande decepção que é confiar seu dinheiro nos “achismos” dos preços-alvo dos “especialistas”. É realmente ridículo. Veja por você mesmo o que a corretora previu no dia oito o que seriam boas aplicações para o final do mês, com seus gráficos e especialistas, e o que realmente aconteceu no final do período de previsão:

No final, deu o óbvio: Não dá para prever resultados. O saldo ficou negativo em 0,35%. Não dá para investir a longo prazo porque o futuro a Deus pertence, já dizia minha avó. Não é aplicando em papéis de 15 anos ou mais que te dará alguma segurança. E é essa falsa segurança que levam muitos à bancarrota, ao desespero de saber que poderiam ter arriscado mais no curto prazo que certamente estariam melhor. Pessoas que se apegam a papéis por serem de “grandes empresas” também tem o futuro amargurado. Bem, leia o livro e depois conclua por você mesmo. Eu recomendo.

Um comentário:

Lei disse...

Legal o post. Acho que, o que torna as pessoas ricas é o espirito de investidor. O cara que procura somente "investimentos" seguros, não tem o espirito de investidor. Todavia investir o dinheiro na bolsa não é o único caminho para ficar rico. Você pode ser um investidor que também é um empreendedor. Desenvolver um negócio é uma potencial maneira de enriquecer.

Uma das maneiras para ficar rico, é ter as duas qualidades. Mas se você não é um empreendedor, é melhor aprender a investir na bolsa mesmo. Lógico, se você tem o espirito.

Abraços,

Lei