quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Expiação

Se você está rodando a locadora e ainda não decidiu o que vai levar pra casa, sugiro a você o filme "Desejo e Reparação". Existem alguns filmes que eu não indico, pois são bem complexos ou pouco parecidos com filmes "normais", se é que isso existe. No caso de "Desejo e Reparação" (Atonement), apesar de ser um filme diferente, dá para indicá-lo sim. Esse é o segundo filme de Joe Wright, que exibe uma ótima direção. A fotografia é fantástica e os efeitos de som idem.

O filme trata da história da personagem Brioni Tallis, que é vivida no filme por Saorsi Ronan, Romola Garai e Vanessa Redgrave, retratando sua infância, vida adulta e velhice. Ela cometeu um grave erro em sua infância, e luta com essa culpa de ter separado a irmã Cecilia, vivida por Keira Knightley, e seu amado, interpretado pelo ótimo ator James McAvoy.

Durante o filme é notado alguns barulhos de máquina de escrever em alguns momentos que se misturam com a música, compondo uma cena ou outra e dando um clima, e me fez lembrar muito a música Money, do Pink Floyd. Esses sons são muito bem trabalhados durante o filme. Preste atenção neles e veja como é possível ser diferente retratando uma cena convencional. A iluminação e figurino são impecáveis, mostrando uma inglaterra pré e pós segunda guerra, com seus horrores e realidades. O filme é baseado no livro de mesmo nome de Ian McEwan e não trata de guerra, romance ou drama. Talvez seja um pouco de cada, mas a principal razão da película é sobre o perdão, ou a falta dele. Vale a pena conferir.

Um comentário:

Garcia Filho disse...

Este filme é realmente muito bom, foi um dos primeiros que comentei no meu blog. O detalhe do som da máquina de escrever me passou despercebido.