terça-feira, 4 de março de 2008

Guerra, ignorância e poder.

Devido ao barulho em torno de uma possível guerra na América do Sul, resolvi escrever sobre o assunto, talvez malhado e bem difundido porém importante.

Primeiramente, o que aquele Hugo Chávez quer da vida? Impressionante como existem pessoas que querem ver o circo pegar fogo. Eu conheço algumas pessoas assim. Na maioria dos casos as pessoas que conheço necessitam de atenção, aí criam intrigas, colocam um contra o outro, geram boatos só pra ficar assistindo uma boa briga e dizer que foi ela que começou. Devem ser fãs de Big Brother e aqueles programas que confrontam opiniões polêmicas e tal.

O presidente da Venezuela quer mais poder, e a custo bélico é claro. O camarada está financiando as Farc, olha que beleza! Inclusive nos registros dos computadores apreendidos onde morreu Reyes, no Equador, existe uma negociação para a compra de urânio (!) pelas Farc. Eu não duvido nada que isso tenha vindo do camarada lá da Venezuela, porém a coisa está ficando mais feia que aparentemente estava. Teremos em breve terrorismo profissional, digno de elogios de Osama, em plena América do Sul. Tudo isso porque existem egos envolvidos e loucos por (e no) poder. Não vai demorar muito para o Tio Sam entrar na briga, aí a coisa vai ficar realmente feia. Até agora estamos com negociações da OEA (Organização dos Estados Americanos) no caso, mas não sei se vai ser possível evitar uma possível guerra desses países.

O Brasil nisso tudo até que está tentando desempenhar seu papel de paz e tal mas o que mais intriga é que não ouvi nenhum pronunciamento do nosso ministro da defesa. Não que fosse mandar exércitos para a fronteira como fez Hugo Chávez, mas pelo menos para dizer que não vai fazer nada a respeito.

O fato é que a Venezuela quer brigar com alguém. Quem lhe der atenção poderá participar de uma boa briga em busca de poder, e ver seu país arrasado, as pessoas desabrigadas, as guerrilhas maiores, a barbárie nas ruas e dois velhos loucos felizes.

Um comentário:

Cristiano Silva disse...

Olá Rodrigo, excelente post.

É incrível como, neste mundo em que vivemos, só os loucos e idiotas chegam ao poder.

Hugo Chavez é um demônio, um louco. Gente como ele não descansa enquanto não transformarem a América do Sul em um novo Oriente Médio. Gente como ele se agarra em um "ideal socialista", passando uma imagem heróica; mas este "ideal" já está comprovado que não salvará o mundo, apenas cria um sistema tão injusto quanto o capitalismo, e um novo tipo de hierarquia. Fora que sob sua égide milhões de pessoas morreram.

As FARC são um grupo terrorista, que tem ligações com o tráfico de drogas, e que possuem um verdadeiro campo de concentração no meio da floresta amazônica. São ladrões que usam a ideologia como desculpa.

As FARC me lembram as histórias que li de grupos "revolucionários", "socialistas", que em nome de uma ideologia, promovem a destruição, o roubo, a perda de vidas. Obrigam pessoas a fazerem parte do seu exército, enfiando suas idéias "goela abaixo". É terrível como a Filosofia, uma das matérias mais desprezadas nas escolas, é no entanto uma das mais poderosas do mundo.

Basta ver o tanto de pessoas que já morrerem em nome de Filosofias vãs.

Para mim, o Brasil deve ser mostrando um caminho de paz e reconciliação. É a chance de ouro de mostrar ao mundo e principalmente à América do Sul que somos a alternativa do bom senso às loucuras do Chavez. Mas não apenas isso: o Brasil devia se posicionar e claramente dizer que não apóia as FARC, por serem um grupo terrorista. Até hoje ninguém fez isso.