quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Maria-mole

Eu trabalho em projetos de informática. Logo, sem projetos, sem nada pra fazer. Logo, a cabeça começa a viajar. Longe... distante da realidade. Hoje por exemplo começamos a discutir sobre doces. Doces de criança, aqueles que você comprava na mercearia do seu João, ou seja lá onde você comprava seus doces, mas são esses tipos de doces que estou falando. Doces industrializados, tipo aqueles corações de abóbora, teta de nega (olha ela aí de novo), dadinho (sem aquela piada infame do Cidade de Deus, por favor), maria-mole, ... Opa, parei aí. Maria-mole... De onde surgiu esse nome? Ficamos pensando que talvez tivesse surgido com algum significado misterioso, bolando mil teorias e tal, mas acho que concordei mais com a seguinte idéia: A Maria (uma Maria prendada que fazia doces gostosos) resolveu fazer alguma coisa especial pra alguém. Aí receita vai, receita vem, ela chegou em seu doce final, a famosa maria-mole. Claro, não se chamava maria-mole então, mas quando maria começou a servir seu delicioso doce (eu respeito quem não gosta) para as pessoas, todos ficaram encantados com a guloseima. Então começaram a pedir mais e a comentar com amigos e parentes.

"Ah, você devia aprender a fazer aquele doce da Maria..."
"Que doce, pelamordedeus homem?"
"Aquele doce mole que a Maria faz"

Então a mulher sai P da vida com ciúme e tal e pergunta pra vizinha, que também conhece a Maria.

"Ô Jô, cê sabe fazer aquele doce mole da Maria? O Antenor tá enchendo o saco por causa disso. Será que ele tem um caso com a Maria? Ai, ai, eu mato ele..."

Como a língua portuguesa aceita muitas e muitas variações, alguém deve ter perguntado algo do tipo: "Aquele doce da maria, mole", ou seja, colocando o adjetivo no fim da frase. Aí, telefone sem fio pra tudo quanto é lado e surge algo como "Aquele doce maria-mole..."

Confesso que procurei a origem no Google, mas o máximo que achei foi: "A maria-mole, um doce muito antigo, é feito de..." Ora, que é antigo todo mundo sabe! Eu comia quando criança! Pra quê escrever que o doce é antigo? Bem, eu inventei uma origem, mas será que naqueles guias do curioso, revistas de culinária, ou até mesmo num programa da Ana Maria alguém falou sobre a origem da maria-mole? Será que existe uma cidade do interior que comemora o dia da maria-mole? Bem, só pesquisando, mas o fato é: Essa Maria não era mole não...

Nenhum comentário: